^

Caetanear chega a Barcelona com workshop e mostra artística

O projeto Caetanear, que desde Janeiro vem realizando diversas ações artísticas de formação e criação tendo como matriz a obra e vida de Caetano Veloso, chega à Espanha. Entre os dias 1 e 5 de julho, no nunArt Guinardó, em Barcelona, os artistas Clara Garcia Espada (ES), Claudio Machado (BR) e Fábio Vidal (BR) vão ministrar um workshop multidisciplinar em que eles compartilham o processo criativo que deu origem ao espetáculo Velôsidades.

O workshop tem carga horária de 25h e reúne técnicas de teatro, dança, performance, música e audiovisual e é dirigido a atores, dançarinos, músicos e artistas circenses. A partir da aproximação e diluição das fronteiras, os ministrantes vão provocar a criação de cenas individuais e coletivas, sempre com o impulso e inspiração da obra de Caetano Veloso,  resultando em uma mostra final aberta ao público dia 5 de julho, às 19h.

Caetanear é resultado de um processo de pesquisa, que envolveu criação e experimentação de diversas formas expressivas cênico-cinematográficas, a partir do legado de Caetano Veloso nos seus mais de 50 anos de atividade artística. Toda a obra e história de vida de um dos mais importantes poetas, filósofos, músicos e escritores brasileiros tem servido de inspiração para mais de 100 artistas envolvidos no projeto. Dentre as ações artísticas, foram realizadas oficinas, palestras, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e o espetáculo Velôsidades.

O projeto é uma co-produção Brasil – Espanha desenvolvido pela cooperação entre o Território Sirius Teatro, a União Instável Criações, a Vôo Audiovisual, a Digital Film e a Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado no Edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e pela Funarte por meio do Programa Iberescena 2019 – Apoio à Coprodução de Espetáculos Iberoamericanos de Artes Cênicas.

 

OS MINISTRANTES

Território Sirius – Fábio Vidal (BR)
Ator-performer, autor, diretor, professor e produtor. Mestre e Bacharel pela UFBA. Criou, dirige e atua nas encenações Sebastião, Seu Bomfim, Velôsidade Máxima e ERê – Eterno Rêtorno, Atualmente desenvolve o espetáculo Joelma e assina a dramaturgo do Novo espetáculo do Balé do Teatro Castro Alves (Álbum de Família), Dirigiu os espetáculos Temporal e Casa numero Nada. Como ator participou de diversas montagens dentre às quais Salmo 91, Murmúrios,Divinas Palavras, Os Acrobatas; Casa de Eros e Otelo Recentemente participou dos filmes O Homem que não dormia, direção de Edgard Navarro e Joelma direção de Edson Bastos.


União Instável  

Clara Garcia Espada (ES)
Clara Garcia trabalha como artista independente, circulando principalmente entre Alemanha, Espanha e Brasil. Improviso, dança contemporânea e a acrobacia – com grandes influências de danças urbanas e breakdance – demarcam o seu campo de atuação artística. É formada em Dança e Coreografia e já atuou em diversos projetos artísticos pela Europa, como dançarina e atriz, e já trabalhou como professora de dança e projetos socioculturais.

 

Claudio Machado (BR)
Ator, dançarino, diretor e produtor cultural. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Com mais de 20 anos de atuação em mais de 50 produções baianas para as linguagens de teatro, dança, performance, música e cinema. Já foi premiado no Prêmio Brasken de Teatro e desde de 2016 integra o Antagon TheaterAKTion, como performer e diretor, atuando em espetáculos do repertório do grupo em festivais pela Europa, Ásia e América bem como dirigindo performances apresentadas na Alemanha.


Serviço
Workshop Caetanear na Espanha
Com Clara Garcia Espada (ES), Claudio Machado (BR) e Fábio Vidal (BR)
Período: 1 a 5 de julho
Horário: 13h às 18h
Local: nunArt Guinardó (telègraf 67, 08041 Barcelona)
Inscrições: http://nunartbcn.com/ca/intensiu-caetanear/

Share

Reply