^

Espetáculo “Joelma” chega a Salvador e apresenta história de uma das primeiras transexuais do Brasil

1

Peça faz oito apresentações na CAIXA Cultural Salvador, em uma comunhão do teatro, cinema e a dança, trazendo ao público a história de uma das primeiras transexuais do Brasil

Depois de se apresentar em Brasília, Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Recife e no Sommerwerft Internationales Theaterfestival, em Frankfurt, na Alemanha, o espetáculo Joelma entra em cartaz na CAIXA Cultural Salvador para temporada de 1º a 04 de setembro e depois de 08 a 10 do mesmo mês. Em seu quinto solo, o ator, performer, autor e diretor Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro de Salvador (BA) conta a história de Joelma, uma das transexuais mais antigas do Brasil. O espetáculo já iniciou turnê europeia na Alemanha, no mês de agosto, e segue para Espanha e Portugal.

Além das apresentações, a programação conta três workshops gratuitos (“Teatro Físico”, “Técnicas de Produção Audiovisual” e  “Formatação e Gestão de Projetos Culturais”) e uma apresentação com mediação cultural para alunos de escolas da rede pública e instituições para surdos. Como parte das ações de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, está a tradução simultânea em Libras em todas as sessões que o espetáculo faz em Salvador.

“É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público da experiência de vida de Joelma e, por conta dessa ‘aproximação’, desse processo de tornar íntimo,  gerar uma nova ótica sobre as ‘questões de gênero’ no intuito de dissolver preconceitos e estimular afetos”, afirma Vidal.

Outras atividades

Além das apresentações, o projeto prevê três workshops e uma apresentação com mediação cultural (voltado para escolas da rede pública e instituições para surdos).

  • Workshop Teatro Físico: Sábado e domingo, dias 03 e 04 de setembro, de 09 às 13h (Salão Nobre);
  • Workshop Formatação e Gestão de Projetos Culturais: Sábado e domingo, dias 03 e 04 de setembro, das 14h às 18h (sala de oficina ou Salão Jesuíta)
  • Workshop Técnicas de Produção Audiovisual: Sábado e domingo, dias 09 e 10 de setembro, das 9h30 às 13h30

Inscrições presenciais 30 minutos antes do inicio de cada workshop

Share

Reply