^

Espetáculo Joelma estará em cartaz no Teatro Plínio Marcos, em Brasília

Uma história de afirmação e reinvenção, em meio a tanto preconceito e injustiça. Este é o espetáculo Joelma, que estará em cartaz no Teatro Plínio Marcos, em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de março de 2016, sexta e sábado 21h e domingo as 20h.

IMG_6794

O roteiro é baseado na história real de um rapaz do interior que era descriminado pelo pai e se mudou para fazer cirurgia de sexo. Esta encenação traz ao público a história de Joelma, uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil. Ao longo dos seus 70 anos de vida, ela transitou por distintos lugares passando por diversos acontecimentos. Sua história possui elementos relativos a questões de gênero e de religiosidade. Uma história de afirmação e reinvenção, em meio a tanto preconceito e injustiça.

Desde sua estreia em setembro de 2013, Joelma já realizou duas temporadas em Salvador, circulou por diversas cidades baianas e se apresentou em importantes festivais brasileiros, como FIAC – Bahia, Sesc das Artes Cênicas. Crato e Iguatu (CE), XV Festival de Inverno de Bonito- MS, XIV edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – SP e XVI Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana. CCBB – SP.

Mediação com escola

A atividade Mediação Joelma, promove ações educativas, informativas e artísticas desenvolvidas por um arte educador com alunos de escolas públicas e particulares com o intuito de gerar aproximação com a linguagem teatral, com o espetáculo Joelma e com as temáticas envoltas a ele como questões de gênero, sexualidade, transexualidade, homossexualidade, homofobia, alteridade, aceitação às diferenças, ética e justiça.

1. Levaremos um arte educador até a escola (indicado pelo ministério da saúde, para introduzir o tema junto as turmas que irão participar do espetáculo. Irá explicar todo o assunto, tirar dúvidas e ainda explicar alguns elementos do teatro.
2. No dia 18/03 as 15h00 a escola levaria os alunos até o espaço Funarte na sala de teatro Plinio Marcos (o transporte fica por conta da escola), para assistir gratuitamente ao espetáculo Joelma, que tem duração de 01 hora e 15 minutos. No fim do espetáculo acontecera um bate papo com o artista e o diretor, para ouvir o que os alunos têm a dizer e esclarecer duvidas.

Intervenção Publica

Produzida também para circular por espaços alternativos, haverá performance pública na quinta-feira (17/03), ao 12:00. A performance “Joelma Circula” conduz a personagem a um passeio de bicicleta, convidando o público para assistir o espetáculo.

Oficinas

No sábado (19/03), haverá oficina gratuita de Teatro Físico, das 08 às 12h e Técnicas de Produção Audiovisual das 14 às 18h, no Teatro Plinio Marcos. São 20 vagas para cada workshop e a inscrição deve ser feita no local.

Dentro das atividades formativas os alunos receberão orientação do facilitador Edson Bastos, também autor e diretor da peça, sobre conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e mercado de trabalho. O workshop Teatro Físico, ministrado por Fabio Vidal, abordará diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que instrumentalizem o participante para a apresentação pública.

Joelma:

Local: Teatro Plínio Marcos
Data: 18, 19 e 20 de Março de 2016
Horario: Sexta e Sabado 21h00 e Domingo as 20h00
Informações: (61) 3034 6560 (61) 3322 2059

Fonte: Rafael Talarico – Giral Comunicação
Foto: Helder Novaes

Share

Reply