^

Espetáculo Seu Bomfim se apresenta em Macapá/AP em projeto de múltiplas ações culturais

Seu Bomfim fará três apresentações em Macapá nos dias 06 e 07 de abril. O projeto prevê também a realização de 3 workshops ‘teatro físico’, ‘elaboração e gestão de projetos culturais’ e de ‘fotografia’; ação de mediação escolar, além de encontro-debate com grupos teatrais locais sobre o processo de criação do Território Sirius Teatro. Neste espetáculo, o ator-performer, autor e diretor Fábio Vidal emociona o público com as histórias contadas por Seu Bomfim, repleta de personagens inusitados e experimenta variadas sensações que transitam entre o cômico e o trágico.

A montagem Seu Bomfim, que neste ano comemora 18 anos já transitando por mais 200 cidades brasileiras e européias, continua botando o pé na estrada e, depois de passar por Rolim de Moura e Vilhena, ambas localizadas no estado de Rondônia, aporta em Macapá/AP para a realização de três apresentações. Além do espetáculo, neste projeto que conta com o patrocínio da Petrobras Distribuidora, também serão realizados três workshops: ‘teatro físico’, ‘elaboração e gestão de projetos culturais’ e de ‘fotografia’; ação de mediação escolar; além de encontro com grupos teatrais locais, gerando compartilhamento das técnicas e treinamentos empregados no fazer artístico do território Sirius Teatro. A entrada para as apresentações terá preço popular de R$ 10 (inteira) e as demais atividades são gratuitas.  Todas as apresentações terão interpretação em Libras e legendas em português.

O encantamento se faz uma reação constante neste espetáculo teatral que transita entre sentimentos e temas distintos. Aqui o espectador ri, chora e se emociona com as histórias contadas por Seu Bomfim, repleta de personagens inusitados e experimenta variadas sensações que transitam entre o cômico e o trágico “num teatro físico e mental que não prescinde das palavras bem ditas”.

Em vários momentos deste espetáculo somos levados a uma vasta seara de questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido.  Deparamo-nos com um homem velho, que narra seu passado, vivido no sertão do Brasil, marcado pela ausência de um pai presente, que se refugia no meio de um rio (“perto dos olhos, mas longe das mãos”).

Este espetáculo possui um grande mérito de se apropriar da matriz Sertaneja de Guimarãres Rosa, presente no conto “A Terceira Margem do Rio”, e retransformá-la, para a linguagem teatral, estabelecendo uma nova criação potente das referencias roseanas. Vemos o sertão explicitado na atmosfera e na linguagem desta personagem primando pela valorização da palavra, trabalhada de forma quase que artesanal, como um ofício, da musicalidade tão característica e na valorização dos elementos físicos como um instrumento de teatralização.

Em Macapá, as apresentações acontecem no Teatro das Bacabeiras, às 20h dos dias 06 e 07 de abril. No dia 06 haverá ainda uma apresentação às 15h exclusiva para alunos da rede pública de ensino.

“É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público de Macapá aos questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido levantados por Seu Bomfim, que é comum a qualquer cidadão, esteja onde ele estiver”, afirma Fábio Vidal. “Além disso é a primeira vez que visito o Amapá e poder trazer um pouco do trabalho do Território Sirius é sempre muito motivador”, diz.

Seu Bomfim, uma realização do Território Sirius Teatro, conta com a direção, atuação e autoria de Fábio Vidal, a direção conjunta de Meran Vargens, assistência de direção de Viviane Jacó, cenário e figurino possuem a assinatura de Moacyr Gramacho, iluminação de Fernanda Paquelet, e maquiagem de Marie Thauront.  Completam a ficha técnica do projeto Seu Bomfim que conta com patrocínio da Petrobras Distribuidora, Márcio Lima, Alessandra Nohvais e Henrique Filho – Fotografias, Mel Andrade – Redes Sociais, Kaula Cordier – Designer Gráfico, Henrique Filho – Produção de VTs; Nando Zâmbia – Operação de Luz e Cenotécnico, Evelin Buchegger – Locuções, Dany Matos – Interpretação em Libras, Alessandra Nohvais – Arte Educação, Júnior Cecon – Coordenação de Produção e Operação de Legendagem, Kássia Modesto – Produção Local e, Helder Azevedo e Vlady Alves (Biz Comunicação), Thiago Soeiro e Pedro Stkls – Assessoria de Imprensa.

Sinopse

Um contador de histórias, Seu Bomfim, velho e errante homem do sertão, surge contando um episódio sobre um “homem do rio” que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, no meio do rio, de onde não sai mais. A partir dessa narrativa Seu Bomfim, narra acontecimentos do seu passado,  rememora pessoas e locais, e expõe pensamentos sobre várias questões. Suas estórias, humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano que se encontra enraizado numa cultura sertaneja – nordestina – brasileira.

Projeto de Circulação promove ações formativas

Além das apresentações o projeto possibilita atividades múltiplas que envolvem ações formativas, através de mediação escolar, workshops de ‘Teatro Físico’, ‘Elaboração e gestão de projetos culturais’ e de ‘Fotografia’, além de encontro com grupos teatrais locais. As ações alcançam também pessoas com necessidades especiais, pois foram incluídos nas apresentações tradução em libras e legendagem em português para um acesso mais democrático e uma fruição maior de todos ao espetáculo Seu Bomfim. Todas as atividades formativas são gratuitas.

A atividade de mediação escolar promove ações educativas, informativas e artísticas desenvolvidas em três fases – introdução, fruição e debate, por um arte educador com alunos de escolas públicas, tendo como foco suscitar discussões e aprofundamento acerca das temáticas presentes no espetáculo, além de estabelecer conexões com a obra de Guimarães Rosa.

O workshop de ‘Fotografia’ a ser realizado no dia 07 das 8 às 12h, com orientação de Alessandra Nohvais, estimulará os alunos a reconhecer e valorizar a importância da fotografia como linguagem documental e artística; Os alunos receberão orientação do facilitador Júnior Cecon, diretor de produção do projeto, acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, através do workshop ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’, a ser realizado no dia 07 das 14 às 18h. Por fim, o workshop ‘Teatro Físico’, ministrado por Fábio Vidal no dia 08 das 8 às 12h, abordará diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que instrumentalizem o participante para a apresentação pública. Os workshops serão realizados no Teatro das Bacabeiras, localizada na Rua Cândido Mendes, 368, centro. Para cada workshop são ofertadas 25 vagas gratuitas, cujas inscrições podem ser realizadas através do link (bit.ly/inscricaomacapa).

Um encontro informal para discutir sobre o processo de criação da obra, a dramaturgia que o Território Sirius tem desenvolvido ao longo de sua trajetória, além do compartilhamento das técnicas e treinamentos empregados no seu fazer artístico é a atividade que encerra o projeto no dia 08 às 14h também no Teatro das Bacabeiras. Na ocasião, estes grupos também serão estimulados a abordarem estas mesmas temáticas.

Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

 

SERVIÇO

O Que? Espetáculo Seu Bomfim
Onde? Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro. Macapá/AP – CEP: 68.900-100)
Quando? Dias 06 e 07, sexta-feira e sábado. No dia 06 haverá apresentação exclusiva para a rede pública de ensino às 15h
Que horas? 20h
Quanto? R$ 10 (inteira)

O Que? Workshop ‘Fotografia’
Onde? Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro. Macapá/AP – CEP: 68.900-100)
Quando? Dia 07, sábado
Que horas? Das 8 às 12h
Quanto? Gratuito, limitado a 25 vagas. Inscrições pelo link – bit.ly/inscricaomacapa

O Que? Workshop ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais
Onde? Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro. Macapá/AP – CEP: 68.900-100)
Quando? Dia 07, sábado
Que horas? Das 14 às 18h
Quanto? Gratuito, limitado a 25 vagas. Inscrições pelo link – bit.ly/inscricaomacapa

O Que? Workshop ‘Teatro Físico’
Onde? Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro. Macapá/AP – CEP: 68.900-100)
Quando? Dia 08, domingo
Que horas? Das 08 às 12h
Quanto? Gratuito, limitado a 25 vagas. Inscrições pelo link – bit.ly/inscricaomacapa

O Que? Encontro com Grupos Teatrais Locais
Onde? Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 368, Centro. Macapá/AP – CEP: 68.900-100)
Quando? Dia 08, domingo
Que horas? Das 14h às 16h
Quanto? Gratuito, por ordem de chegada. Sem limitação de participantes.

Contatos para entrevistas e informações:
Junior Cecon – Diretor de Produção – (11) 95157 9773
Kassia Modesto – Produção Local – (96) 981005163
Thiago Soeiro e Pedro Stkls – Assessoria de Imprensa – (96) 99155 6451 e 98140 4980

Share

Reply