^

Projeto Caetanear promove 12 horas de ações artísticas gratuitas sobre a obra de Caetano Veloso

 

No dia 23 de fevereiro (sábado), o projeto Caetanear irá promover o ‘Usina Veloso – Território de Encontros’, com diversas atividades durante 12 horas ininterruptas de ações artísticas que terão como matriz a obra poética de Caetano Veloso.

De sol a sol, entre 18h do dia 23 até as 6h do dia 24, o público acompanhará gratuitamente na Casa Charriot, no Comércio, uma profusão de linguagens que reunirá mais de 100 artistas em uma ocupação que cria diferentes espaços e ambiências nas várias salas do casarão. Uma ampla programação que atende a diversos públicos.

Iniciando a programação o ‘Usina Veloso’ irá receber o coral CaetanUFBA e apresentações resultantes das oficinas de teatro, audiovisual, dança e música do projeto Caetanear que foram ministradas ao longo de janeiro e fevereiro. Serão cerca de 40 performances dos participantes das oficinas desenvolvidas no projeto sob orientação dos artistas Fábio Vidal (teatro), Clara Garcia Espada (dança), Claudio Machado e Jarbas Bittencourt (teatro e música) e Edson Bastos e Henrique Filho (audiovisual).

Na programação, consta ainda o Sarau Sina, trazendo textos de diversos autores que foram musicados por Caetano como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Augusto de Campos, John Donne dentre outros. A cantora e compositora Sandra Simões apresenta seu show Cantando Veloso e outros artistas brindam a noite com participações especiais. A noite segue com DJs, performances, mostra de filmes e vídeos, apresentações de drag queens.

O projeto ainda oferece diversos ambientes empalhados pela Casa Charriot para o público conferir e interagir com o universo de Caetano Veloso, como o espaço CaetaNinho, voltado para as crianças e Caêrokê, um espaço de karaokê só som músicas do homenageado.

 

Sobre a Casa Charriot

A Casa Charriot é um coletivo de amigos artistas que ocupam criativamente a residência nº 5, da Rua Conselheiro Lafaiete, no bairro do Comércio, em Salvador. É uma ocupação privada aberta ao público. Além de festas, o espaço oferece residências artísticas, oficinas, cursos, atividades de formação, terapias de cura, dança, cineclube, loja colaborativa, bar, espetáculos e outros movimentos culturais. É um espaço aberto para o diálogo com novos artistas, colaboradores e projetos.

 

Sobre o projeto

Caetanear é um projeto de multi linguagens que envolve pesquisa, criação e experimentação de diversas formas expressivas cênico-cinematográficas, a partir do legado de Caetano Veloso nos seus mais de 50 anos de atividade artística. Toda a obra e história de vida de um dos mais importantes poetas, filósofos, músicos e escritores brasileiros tem servido de inspiração para mais de 100 artistas envolvidos em Caetanear. Dentre as ações artísticas do projeto, que começou em janeiro, ainda serão realizadas palestra, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e apresentação do espetáculo Velosidade Máxima 4.

O projeto é desenvolvido pela sinergia e união do Território Sirius Teatro, União Instável, Vôo Audiovisual, Digital Film e Multi Planejamento Cultural. Caetanear foi contemplado no Edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador e no programa Iberescena 2019 – Apoio à Coprodução de Espetáculos Iberoamericanos de Artes Cênicas.

 

Serviço:

Usina Veloso – Território de encontro artístico

Data: 23 de fevereiro

Horário: 18h às 6h (12h de programação)

Local: Casa Charriot (Rua Conselheiro Lafaiete, nº 5, Comércio)

Gratuito

 

Share

Reply