A Mulher Que Matou os Peixes 

Uma Pop-Bossa-Samba n’RolL

Apresentação: 28/03 (domingo), às 15h

Trata-se de um espetáculo cênico-musical que traz um diálogo inédito entre o texto original de Clarice Lispector  e as músicas de Vinícius de Moraes e Toquinho que, juntos, se preocupam em discutir problemas da experiência humana, aparentemente infantis e inofensivas, mas singulares para a formação e humanização das crianças. Com dramaturgia e direção de Djalma Thürler, o musical traz Clarice, vivida pela atriz e cantora Maira Lins, e nessa peça conta a história de um crime. Porém esse é apenas o pretexto para convidar e conduzir o espectador por um mundo carregado de humanidade, num jogo delicioso e de extrema sensibilidade para concluir que a falha, o lapso, o erro e o esquecimento são inerentes a homens e mulheres; um convite a se pensar sobre a importância da cultura para a infância e no movimento da própria vida, que é composto de alegrias e tristezas, perdas e ganhos, idas e vindas.

“A mulher que matou os peixes” tem assinatura da cia ATeliê voadOR TEATRO e estreou em Salvador no ano de 2016 e desde então tem se apresentado em inúmeras festas literárias no estado da Bahia e em Festivais de Teatro para a Infância do país. Sua última temporada foi no CCBB de São Paulo, entre novembro e dezembro de 2019, dentro da MiriM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas, patrocinado pelo Banco do Brasil.

“A mulher que matou os peixes” é parte estratégica de um projeto de ampliar o acesso da infância às temáticas contemporâneas, compreendendo a criança como sujeito e consolidando a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.

Sinopse 
Em A mulher que matou os peixes – uma pop-bossa samba’n roll, Clarice, mãe e escritora revela seu descuido com os peixes de estimação de seu filho, ato que resultou na morte dos dois “vermelhinhos” e, durante toda a peça, tenta conquistar o espectador através de micro relatos em que apresenta sua convivência com diversos animais, em situações de grande musicalidade, lirismo e identificação.

Ficha Técnica:

  • Texto: Djalma Thürler (a partir de Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Toquinho)
  • Direção: Djalma Thürler
  • Arranjos Musicais: Roberta Dantas
  • Atuação: Maira Lins
  • Assistente de Direção e Iluminação: Marcus Lobo
  • Cenário: José Dias
  • Figurino: Luiz Santana
  • Adereços: Flávia Bomfim
  • Confecção dos adereços: “Grupo Bordar os Sonhos”
  • Preparação corporal e operação de som: Duda Woyda